O prefeito David Almeida entrega, nesta terça-feira, 29/4, às 9h, a “Farmácia Viva”, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O objetivo da unidade é valorizar as práticas tradicionais e oferecer produtos naturais com ação terapêutica aos usuários do sistema público de saúde.
A cerimônia de inauguração será realizada no laboratório-sede da “Farmácia Viva”, localizado no campus universitário da Ufam, na avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, bairro Coroado, zona Leste da capital.
Prevista pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a “Farmácia Viva” é responsável pela produção de preparações de plantas medicinais e fitoterápicos, desde o cultivo, coleta, processamento e armazenamento, até a preparação e dispensação dos produtos nas unidades básicas da rede pública de saúde.
Em Manaus, o programa também conta com o apoio da Embrapa e da escola agrícola Rainha dos Apóstolos, e com a colaboração de unidades de saúde da própria Semsa, que cultivam plantas medicinais em canteiros.
Inicialmente, a “Farmácia Viva” do município irá desenvolver formulações fitoterápicas para a produção de sachês para chás, utilizando plantas como cúrcuma, capim-santo e marupazinho, que têm ação anti-inflamatória e antioxidante.
Comentários sobre este post