O prefeito Arthur Virgílio Neto publicou, na sexta-feira (13), decreto com recomendações sobre o novo Coronavírus. Como medida principal, o documento suspende, por 30 dias, treinamentos, cursos, reuniões ou eventos coletivos realizados pelos órgãos ou entidades da administração pública municipal que impliquem em aglomeração de mais de cem pessoas.
O decreto está disponível na edição 4.798 do Diário Oficial do Município (DOM), da sexta-feira (13). Ainda na sexta, logo após a divulgação da confirmação do primeiro caso de Coronavírus em Manaus, o prefeito afirmou que vai decretar Situação de Emergência na capital.
O documento suspende, ainda, a participação de agentes públicos, no exercício da função, em eventos, treinamentos, reuniões ou qualquer atividade com a participação de mais de cem pessoas. “As viagens oficiais também estão suspensas por igual período, salvas as exceções com autorização direta do chefe do Executivo Municipal”, informou a prefeitura, em texto enviado à redação.
“A Organização Mundial de Saúde estabeleceu a Covid-19 como pandemia, então temos que trabalhar com todo o cuidado e atenção para evitar a transmissão e propagação do vírus na nossa cidade”, reforçou o prefeito. “É importante que, nesse momento, todos os estabelecimentos privados e a população em geral também adotem as medidas de prevenção, porque essa é uma luta de todos”, completou Arthur.
Arthur destacou que a prefeitura está fazendo tudo que está ao alcance para evitar que o vírus se propague na capital. “O mundo está em alerta e, em Manaus, nós estamos adotando todas as medidas necessárias para proteger nossa população, como a suspensão de eventos para mais de cem pessoas, intensificação das ações de orientação sobre medidas de prevenção, entre outras estratégias de saúde para o enfretamento da Covid-19”, destacou Arthur Neto.