O Dia D de vacinação contra a Influenza em Manaus ocorrida neste sábado (10), apresentou uma baixa movimentação na maioria dos postos em Manaus. A ação que ocorre desde às 8h e vai até às 16h nos 422 postos montados por toda a capital não conseguiu atrair o público alvo na parte da manhã. Os endereços estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Devido a campanha na imunização contra a gripe, a vacinação contra a Covid-19 fica suspensa nesse fim de semana, mas retorna na segunda-feira (12).
Segundo a secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, a Semsa montou postos volantes, em que os agentes vão até onde há maior circulação de pessoas. E a expectativa é vacinar o máximo do grupo prioritário neste sábado para, na próxima segunda (12), a campanha será aberta para o público em geral.
Vale lembrar que quem tomou a vacina contra a Covid ou qualquer outra vacina, precisa esperar um intervalo de 14 dias para poder tomar a da Influenza.
Confira quem faz parte do grupo prioritário de hoje:
- gestantes e puérperas
- crianças de seis meses a menores de seis anos;
- povos indígenas;
- idosos com 60 anos ou mais;
- professores das escolas públicas e privadas;
- pessoas com comorbidades;
- pessoas com deficiências permanentes
- caminhoneiros;
- trabalhadores do transporte coletivo;
- trabalhadores portuários;
- forças de segurança e salvamento;
- Forças Armadas;
- funcionários do sistema prisional;
- população privada de liberdade
- e adolescentes sob medidas socioeducativas.
A lista de postos pode ser consultada por meio do link bit.ly/diadinfluenza.
Para se vacinar, é preciso apresentar: documento de identificação original com foto, contracheque ou a carteira de trabalho que comprove o vínculo empregatício (no caso dos professores, dos trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas e funcionários do sistema prisional). Os caminhoneiros devem levar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria D ou E.