A cidade de Itacoatiara, situada no interior do Amazonas, enfrentou novamente uma densa nuvem de fumaça proveniente das queimadas na região, causando sérias dificuldades de visibilidade e impactando a saúde respiratória dos habitantes, nesta quinta-feira (2).
Esse fenômeno não é exclusivo do município, pois a capital Manaus também está encoberta pela fumaça, sendo esta a segunda vez que a cidade é atingida por essa condição. O Amazonas encontra-se em estado de emergência ambiental devido aos incêndios no estado, que alcançaram um recorde alarmante de quase 4 mil focos em outubro, representando o pior número dos últimos 25 anos.
Além das queimadas, a seca severa é outro desafio enfrentado pelos amazonenses, afetando todas as cidades do estado e mais de 600 mil pessoas, de acordo com informações da Defesa Civil.
Em Itacoatiara, a qualidade do ar voltou a ser considerada péssima em decorrência da fumaça. O sistema “Selva”, desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), registrou um nível de poluição do ar atingindo 474.
A situação se agravou nos últimos dias após um incêndio atingir o lixão da cidade na última terça-feira (31). Os Bombeiros e a Prefeitura de Itacoatiara estão realizando esforços diários para conter as chamas no local, que se propagam rapidamente devido aos resíduos de lixo altamente inflamáveis, espalhando uma nuvem tóxica pela cidade. A prefeitura está investigando a causa do incêndio.
Além da poluição decorrente do incêndio no lixão, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itacoatiara informou que a cidade também sofre com a fumaça das queimadas provenientes da região metropolitana de Manaus e de outros municípios.
A situação ambiental alarmante requer ações urgentes para conter os incêndios, preservar a qualidade do ar e proteger a saúde da população afetada. As autoridades locais continuam empenhadas na tentativa de controlar os focos de fogo, buscando medidas para minimizar os impactos dessa crise ambiental em Itacoatiara e regiões vizinhas.
Comentários sobre este post