A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) iniciou um projeto inovador para enfrentar o furto de tampas de ferro dos poços de visita — estruturas que dão acesso às redes subterrâneas de água e esgoto. A nova alternativa consiste na instalação de tampas feitas com material reciclado, que, além de sustentável, tem custo 50% menor e nenhum valor comercial, dificultando a revenda em ferros-velhos.
O projeto começou com a aquisição de 50 unidades, que já estão sendo instaladas em vias de diferentes zonas da capital, como as avenidas Jacira Reis, Silves, Timbiras e Colina do Aleixo. A substituição é resultado de um Termo de Ajuste Regulatório (TAR) firmado entre a Ageman e a concessionária Águas de Manaus, que destinou R$ 20 mil — parte de uma multa de R$ 220 mil — para a compra das tampas ecológicas.

As peças são fabricadas em Manaus pela empresa SBS, localizada no Distrito das Microempresas (Dimicro), a partir da reciclagem de resíduos plásticos coletados na cidade. Após dois anos de desenvolvimento e testes de resistência, temperatura e adequação ao padrão técnico dos poços, as tampas começaram a ser utilizadas oficialmente.
Comentários sobre este post