A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou nesta quarta-feira (6) uma emenda que permite a distribuição de sacolas de forma gratuita nos supermercados, no entanto por um tempo determinado até 20 de outubro de 2022.
Os estabelecimentos terão um ano para se adequar a Lei N. 485, de autoria de Glória Cartte (PL), chamada “Lei das Sacolas” que obriga a distribuição de sacos plásticos biodegradáveis nos supermercados.
A emenda foi criada pelo vereador Marcelo Serafim (PSB), logo após reclamações de consumidores que estavam sendo cobrados para poder levar mercadorias em sacolas.
A sugestão da emenda foi feita pelo vereador Elissandro Bessa (SD), que identificou o problema na vigência da lei anti-sacolas plásticas. A cobrança por parte de alguns empresários causou confusão e foi tratada como abuso.
Ainda segundo explicação de Marcelo Serafim, na CMM, após o fim do período de um ano distribuindo sacolas apenas biodegradáveis, os comércios não deverão mais distribuir nenhum tipo de sacola, a partir de outubro de 2023.